NOSSA EMPRESA



      MISSÃO

A mineração Nilson, tem por missão, transformar recursos minerais em desenvolvimento auto sustentável.


      VISÃO

construir-se como organização de Excelencia, manter a sustentabilidade da atividade com qualidade,
através de uma gestão econômica, social e ambiental responsável.


      POLÍTICA DA QUALIDADE

Desenvolver produtos com qualidade para aplicação em indústria de fundição, de refratários e da construção civil, dentro das especificações de nossos clientes.
Fornecer o crescimento profissional de nossos colaboradores. Promover a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.


NOSSA HISTÓRIA

no início da década de 70, a Mineração Nilson iniciou suas atividades fornecendo areia para indústrias de vidro tendo na época o nome de seu fundador, Nilson Pereira Indústria e Comercio de Areias. Seu primeiro produto era uma areia bruta da jazida que, sem passar por nenhum processo de beneficiamento, atendia os requisitos da qualidade de uma indústria de frascos de remédios conhecida hoje como Drogaria Catarinense.

Após 05 anos de trabalho, a "Mineração Nilson Ltda" iniciou a produção e o fornecimento de areias para fundição, sendo seu primeiro cliente a Indústria e Fundição DOUAT, descobrindo seu grande potencial nesse mercado. Desde então a empresa começou o melhoramento de seus produtos e serviços. Seu primeiro processo de beneficiamento iniciou-se no ano de 1975, onde a areia começou a ser lavada em um equipamento rudimentar que, na época, era muito eficaz em sua função, trazendo grandes melhorias ao produto, assim ganhado mercado como fornecedora de areia base de fundição.

Ao longo dos anos a Mineração Nilson Ltda, vem aperfeiçoando seus produtos, chegando a excelência dentre outros produtos, com a produção de areia padrão CEMP.

A mineração Nilson Ltda está instalada em Araquari no estado de Santa Catarina, na BR 101 km 65, na região norte do estado, com uma planta de 3000 m² construídos em uma área total de 20.000 m², produzindo atualmente 200.000 toneladas de areia ano.

A Mineração Nilson Ltda, fornece três tipos de areias distintos: areia convencional, areia industrial e areia padrão.

Areia convencional é utilizada em aplicações comuns, como construção civil, nivelamento de solo, revestimentos de quadras esportivas, fabricação de rebocos entre outros, sendo esta uma areia sem nenhum tipo de beneficiamento vendida bruta da jazida.

Areia industrial é utilizada em fundições, cerâmicas, indústria de refratários e indústria de cal. A classificação desse produto é feita através de suas propriedades básicas que são: granulometria e argila AFS, de acordo com os requisitos do cliente ou por faixas granulométricas estabelecidas pela empresa, dentre elas são: Areia seca 50/60 AFS, Areia seca 60/70 AFS, Areia seca 70/80 AFS, Areia seca 80/90 AFS.

Essas areias passam por um sistema de beneficiamento, no qual ocorre a lavação, classificação e secagem, podendo também ser fornecidas úmida com um percentual de cerca de 20% de água.

Areia padrão utilizada em ensaios de laboratório para verificação da qualidade dos insumos de fundição, como bentonita, resinas entre outros. Essa areia sofre um processo de beneficiamento distinto, que lava, classifica e seca, para alcançar os requisitos exigidos na norma CEMP, esse produto é produzido em pequena escala devido sua grande complexibilidade de produção e procura.